Nesta segunda-feira, Thomas Traumann estreou como comentarista da Rádio Globo no programa Redação Globo, apresentado pela jornalista Rosana Jatobá. Todas as segundas e sextas-feiras, Traumann vai analisar as principais questões políticas do país no quadro “Traduzindo Brasília”.
No quadro desta segunda-feira, Traumann repercutiu a crise no governo com a saída do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gustavo Bebianno.
“O fato é que toda a articulação política do governo vai se concentrar na Casa Civil. Nós já tivemos um exemplo anterior, no início do governo Lula, com o ministro José Dirceu e deu errado. Concentrar poder demais numa só pessoa reduz as possibilidades de as coisas darem certo“, diz Traumann, que acrescenta: “Onyx Lorenzoni vai ter muito mais responsabilidades. Vai ser o único ministro civil dentro do Palácio do Planalto”.
Traumann também comentou sobre a reforma da previdência e a articulação do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, com os governadores estaduais. Ouça o comentário aqui.
O programa Redação Globo traz as informações mais relevantes do dia no Brasil e no mundo de segunda a sexta-feira, das 17h às 18h30. Traumann, que passa a integrar o time de comentaristas do programa, vai fazer uma previsão do que será importante na semana às segundas. Na sexta, o jornalista vai analisar os principais fatos da semana.